sexta-feira, 16 de dezembro de 2011


O natal une corações por uma causa maior: a sensibilidade
Adultos e crianças confraternizam-se e compartilham o mesmo espírito de harmonia e solidariedade em Belém
Brenda Maciel

Trabalhar com entretenimento está cada vez mais lucrativo no Brasil. O natal é um dos temas mais bem explorados por investidores, organizadores, empresários e autônomos no geral. O público para essa época é maciçamente infantil e exige cada vez mais. Em Belém acontecem, a partir dessa semana, programações variadas e nos lugares mais movimentados do centro. Desde eventos com o título ‘ Quero causar na sacola do Papai Noel’, de acesso restrito a maiores de idade, até apresentações tradicionais para crianças como a visita do bom velhinho nos shoppings da cidade.

E nos bastidores de toda essa festa, há pessoas que esperam o ano todo e no período do fim de ano acreditam na oportunidade para tirar a renda extra do mês. Outras depositam no natal a certeza da procura por seus serviços como os atores, cantores e animadores. O trabalho desses artistas é fundamental para a dinâmica das programações e eles afirmam que as exigências dos organizadores não os incomodam, ao contrário, só enfatizam a importância e a valoração dos seus trabalhos.

A produção dessas festas tem um respaldo em pesquisas e compromisso em se atualizar mesmo sendo uma festividade tradicional. ‘Todo ano, nós procuramos programar novas atrações das quais as crianças estão querendo participar atualmente assim podemos alcançar o aumento das visitações e por consequência o sucesso do evento com a ajuda de toda a equipe técnica, artística e produtora’ afirma o diretor de arte do projeto Vila Encantada, Marcelo Miranda. O projeto Vila Encantada, em oito anos, sempre foi baseado no compromisso social fechando parcerias com instituições de crianças carentes.

A prefeitura de Belém oferece gratuitamente, em espaços públicos como a Praça da República e o Horto Municipal, atividades lúdicas e culturais que exaltam a importância da preservação do meio ambiente. ‘Aproveitamos que esta época as pessoas se solidarizam mais com as causas sociais e alertamos que é nosso direito ter uma cidade mais limpa e organizada’. Diz a secretária municipal de meio ambiente, Camila Miranda, sobre a revitalização feita na Praça da República. A doação de brinquedos para crianças hospitalizadas está sendo feita no Horto Municipal.

Duendes de Noel

Os artistas que se caracterizam de papai Noel, fadas, duendes e até personagens de desenho animado garantem que adoram a diversão aliada ao trabalho. ‘É muito bom ver a criançada interagindo como se fossemos vindos diretamente do mundo encantado’ conta Marcia Gonçalves, ajudante de papai Noel. Esses trabalhadores vivem anonimamente, não são reconhecidos no dia a dia e por esse fator tais profissionais despertam a magia e os sonhos dos pequeninos.

Papai Noel há 20 anos, seu Lúcio Brito conta que já se emocionou várias vezes com a verdade com a qual as crianças o enxergam. ‘Principalmente os pequeninos. Ouço tanta coisa. Geralmente os pedidos se repetem e muitas vezes chegam a chorar perto de mim’. É comum notarmos velhinhos gordinhos e de barba branca andando pela calorenta cidade de Belém. Muitas vezes com o olhar calmo e de jeito gracioso. São figuras indispensáveis a todo natal.

Ele existe

Existem pessoas que fazem questão de estragar a infância dos baixinhos contando-lhes mirabolantes histórias da arte de enganá-los com presentes do papai Noel. A espiritualidade infantil dá vida ao mundo fantástico do natal e não se trata de crer em mentiras, mas sonhar enquanto é possível e aceitável. ‘ Ele( papai Noel) vem em casa e deixa meu presente no pé da árvore todo ano’ relata Maria Inês Maciel, quatro anos.

‘ O papai Noel vem aqui e vai me dar um carrinho’ conta com alegria Lucas Furtado de dois anos. Os filmes que eles assistem ajudam a manter a imaginação em dia e constrói a esperança da visita do bom velhinho. D. Ângela Furtado, mãe de Lucas confirma: ‘Esses jovens são tão ingênuos quanto à realidade que não dá coragem de desmentir na frente deles, sem razão, a lenda mágica do Natal’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário