sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cursos nas férias são um bom negócio


                                                                                                                                  Por: Amanda Campelo
    O que você vai fazer nas férias? Há algum tempo, quando o mês de janeiro se aproximava era comum pensar somente em descanso. Porém, atualmente com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais qualificação dos que pretendem ingressar nele, o período de férias deixou de ser dedicado exclusivamente ao ócio. Agora, ao invés de pensar nas praias e nas horas prolongadas que se tem para dormir, dedicar o tempo livre a atividades produtivas, como cursos de qualificação é uma alternativa.
   Buscando conhecimento além da sala de aula, o estudante do segundo período de Publicidade e Propaganda, Marcio Dias, procurou os cursos de marketing político e gestão de redes sociais para fazer durante as férias. O estudante diz que apesar do pouco tempo que terá para descansar, sabe que será recompensado. Segundo ele, não há nada melhor do que investir no próprio conhecimento para posteriormente conseguir um bom emprego. Ele ainda ressalta “Se a gente não se capacitar, vamos ficar de fora da ciranda”.
   Para atender a demanda de pessoas como Marcio, a Escola de Propaganda e Marketing oferece, pela primeira vez em três anos de sua existência, cursos nas férias. Os cursos que duram entre três a cinco dias são muito mais objetivos do que os regulares. O número de vagas limitadas, possibilitando maior atenção dos professores aos alunos, também contribui para que os participantes obtenham o máximo de conhecimento possível.
   Os cursos nas férias são mais práticos do que teóricos, e visam atender ao público que quer se especializar em determinada área ou até mesmo, se reciclar. Cursos relacionados a mídias digitais são muito procurados, devido esse meio de atuação ser bastante novo e estar ganhando cada vez mais espaço no mercado.
   Com cursos que abrangem desde fotografia a marketing político e trazendo palestrantes de fora do Estado, a Escola de Propaganda e Marketing está tendo um bom retorno. “A iniciativa de implementar cursos nas férias tem tudo pra dar certo e se repetir nos próximos anos” afirma Caio César Moreira, responsável pela gestão de redes sociais da empresa.
   Já no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) não há cursos específicos para o período de férias. As opções são as mesmas oferecidas regularmente. No entanto, há uma modificação no horário, os cursos que geralmente ocorrem no período da noite, são transferidos para a tarde.
   No Senac os cursos são classificados em cinco eixos: de Gestão e Negócios; Ambiente, Saúde e Segurança; Hospitalidade e Lazer; de Produção Cultural e Design; e de Informação e Comunicação. Geralmente os mais interessados nesses cursos são adultos que buscam um aperfeiçoamento na área em que já atuam, ou jovens que almejam capacitação em cursos profissionalizantes.
   Visando aumentar seus negócios a doceira Rosidete Sena procurou o curso de Massas Folhadas do Senac. Ela já trabalha com bolos e doces, mas decidiu fazer o curso para começar a trabalhar com massas. “O curso é muito objetivo, poderei aprender o que quero em menos de uma semana, e o melhor, num tempo em que ficaria em casa sem fazer nada” diz Rosidete.
   Telma Marinho, assistente técnica pedagoga do Senac , diz que durante o ano todo os cursos do Senac são bastante procurados, todavia no período de férias há um ligeiro aumento de demanda, e acima de tudo de dedicação daqueles que fazem os cursos. Ela também ressalta que os cursos mais procurados no período de férias são os do eixo de Ambiente, Saúde e Segurança.
   Os cursos oferecidos nas férias ocorrem geralmente a partir da primeira quinzena de janeiro, mas é importante ficar atento ao período de inscrição. Há locais em que a matrícula pode ser feita até quando durarem as vagas, como por exemplo, na Escola de Propaganda e Marketing, e há outros com prazo de inscrição. Em relação ao valor, eles são bem variáveis dependendo do curso e da duração. Para saber mais sobre os cursos acesse o site da Escola de Propaganda www.escoladepropaganda.com.br ou o do Senac www.pa.senac.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário