sexta-feira, 16 de setembro de 2011

UFPA é referência na Produção de Biodiesel


 Por Carlos Fernando e Leandro Ribeiro

Quando se trata de produzir biodiesel, pode-se dizer que a UFPA é uma grande referência nesta tarefa. A universidade conta com duas usinas cujas capacidades de produção chegam a cerca de oito toneladas por dia, administradas por professores, doutorandos e alunos de iniciação científica.
O bolsista e doutorando Silvio Mota, formado mestre em 2009 e também envolvido nas pesquisas, informou que a produção ocorre, principalmente, a partir do óleo de dendê, o qual oferece melhor rendimento no processo. A obtenção é atingida por meio dos processos de craqueamento e transesterificação, que consistem na separação de elementos químicos.
Diesel Vegetal
O projeto denominado Projeto Diesel Vegetal conta com a participação do Instituto Militar de Engenharia (IME) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é coordenado pelo professor Nélio Teixeira Machado. Além de produzir biodiesel, também é feito o fracionamento de óleo. Por meio deste procedimento é possível a obtenção de outros compostos como a gasolina, o diesel e a querosene, assim diminuindo o nível de acidez e viscosidade para a sua utilização em motores.
O foco das pesquisas, ratifica o bolsista, além do lado econômico de produzir biodiesel para exportação, é o fator ambiental, reduzir ou até substituir o uso de combustíveis fósseis na produção de energia e utilizar o projeto para integrar alunos de engenharia química em estudos e pesquisas referentes ao assunto, gerando assim recursos humanos.
Descaso
Silvio aponta que a produção de biocombustível na região norte está em constante ascendência e, dentro da UFPA o interesse por esse tipo de pesquisa é cada vez maior – o que justifica a necessidade de se trazer mais usinas para o Pará – apesar da falta de incentivos, recursos e até de atenção por parte do governo. Situação diferente da existente nas regiões sul e sudeste, onde as grandes empresas estão situadas devido ao grande incentivo recebido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário