quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Descaso e responsabilidade social: um contraste.

Por Jéssica Sobral e Mayra Leal

Visando melhorar a área de lazer da universidade, os alunos do curso de Artes Visuais, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo montaram um espaço com obras artesanais e um quiosque que servirá de repouso para os visitantes do Bosque Camilo Vianna e Benito Calzavara. Porém, o que seria um local de repouso, virou "stress" pois houve falhas na obra que provocam alagamentos no local.
A professora Gina Calzavara, coordenadora do projeto, define a obra como mal feita: "O objetivo, nesta época do círio, era que esse quiosque servisse de santuário para receber a santa. Mas, olha como está: tudo alagado! Chove muito em Belém, por isso tem que limpar quase todos os dias!"


O espaço é destinado a obras de sensibilização ambiental e responsabilidade social. É gerenciado pelo Instituto de Tecnologia, mas abrange projetos de vários cursos. Alunos da área da saúde utilizam o "Jardim da Saúde" para pesquisas com ervas medicinais e em parceria com a Sesma, promovem uma campanha de combate à dengue. Uma idéia boa, mas que causa uma contradição: "Como podemos fazer uma campanha de combate à dengue se a água parada fica conservada? É um absurdo que a prefeitura ainda não tenha tomado providências! Essa falha está atrapalhando o andamento dos projetos e não podemos montar uma estrutura para o círio com esse defeito!", comenta Gina.




Apesar da falha, atividades já estão sendo feitas no local, como a oficina de artesanato para as alunas da Terceira Idade e a plantação de mudas pela FAPESPA (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará), que tem o objetivo a produção de Biodiesel com base no processamento de plantas oleaginosas amazônicas presentes no Bosque. 
Gina faz um apelo para que os alunos cobrem da prefeitura uma solução para o problema: "Temos uma área de pesquisa que precisa ser explorada. aumenta o conhecimento do alunado e ajuda no avanço da Amazônia. Mas trabalhar em um lugar com problemas não é agradável, por isso ressalto a importância do reparo e da preservação do espaço que é benéfico para todos nós".

Nenhum comentário:

Postar um comentário