quinta-feira, 21 de abril de 2011

Muvuquinha debate a comunicação via web

Encontro realizado na Estácio/FAP reuniu especialistas em mídias sociais na internet, na última terça (19).

Texto: Gustavo Ferreira (@gusdferreira) e Renan Mendes(@renanmend_s)
Fotos: Renan Mendes e Natália Araújo(@natalia_hac)


O prof. Pedro Loureiro, Yggor Araújo, o mediador Phillippe Sendas e a profª. Luciana Miranda, durante a 4ª edição da Muvuquinha, na faculdade Estácio/FAP

Na última terça (19), a faculdade Estácio/FAP recebeu a 4ª Muvuquinha, evento que precede a Muvuca na Cumbuca, Semana de Comunicação da UFPA. Com o tema “Conteúdo.com: de quem é o domínio?”, os professores Luciana Miranda Costa (UFPA), Pedro Loureiro (Estácio/FAP), e o editor multimídia e radialista Yggor Araújo expuseram, para uma platéia de mais de 60 pessoas, seus pontos de vista a respeito da utilização das novas mídias sociais, assim como a convergência midiática entre comunicação, computação e conteúdo, e as repercussões dessas novas mídias na sociedade.

Profª Luciana Miranda, coordenadora da Rádio Web UFPA
Um dos pontos abordados foi a presença das universidades no processo multi-plataformas de comunicação. Para a profª Luciana Miranda, coordenadora da Rádio Web da UFPA, a universidade não acompanha a velocidade do avanço das mídias digitais e como elas transformam as relações sociais, porém não deixa de ter grande importância no processo, em termos de discussão e difusão das idéias que surgem e alteram o meio. “A universidade tem papel fundamenta na conversão midiática”, afirma.

Pedro Loureiro, adepto de várias redes sócias há tempos, cita a família como a primeira rede social existente na humanidade, e que o marco da revolução da comunicação via web foi a popularização dos blogs, no início dos anos 2000, o que facilitou a criação e divulgação de conteúdo, além de dar maior liberdade de expressão dos indivíduos.
Pedro Loureiro, professor da Estácio/FAP

Segundo o professor, a partir do Caso Mensalão (2005) e sua divulgação extensa pelo jornalista Ricardo Noblat em seu blog, essa mídia passou a ser mais respeitada como um meio de produção jornalística sério. Ponto de vista defendido também por Yggor Araújo, com relação ao Twitter. Na campanha eleitoral de Barack Obama, em 2008, e na crise do Irã, em 2009, quando a imprensa foi proibida de trabalhar durante os conflitos populares contra o ditador Mahmoud Ahmadinejad, a rede social foi fundamental para reforçar a função informativa da internet e das novas mídias. Muitos têm acesso à informação e muitos a produzem, exercendo a função do jornalista”, diz.

Yggor fala também sobre a “divinização” da web, por parte da nova geração. “Hoje a internet é enxergada como uma entidade divina pelos jovens”, acrescenta. Segundo o radialista, a internet potencializou a dinâmica de divulgação do conhecimento, mas não pode ser encarada mais como o grande elemento provedor de mudanças da humanidade. Segundo ele, “muitos pensam na internet como o meio de mudar o mundo, mas eles não perceberam ainda que as mudanças no mundo já aconteceram; as pessoas personalizaram na figura da web as mudanças que já acontecem há tempos na sociedade”.

Outro ponto da discussão envolveu a apropriação das mídias web pelo indivíduo. Segundo os convidados, há uma dinâmica de produção de conteúdo que vai além da internet em si, pois esta dinâmica é controlada pelo usuário. No Brasil, no entanto, ainda há um certo atraso cultural, no que diz respeito a produção de conteúdo.

Yggor Araújo falando sobre comunicação e internet
Na opinião de Yggor, o país tem “pulado etapas” quanto à construção e produção de conteúdos web, pois a internet teria chegado a nós quando outras mídias, como a impressa e a TV já tinham se firmado na sociedade, e pelo fato de a maioria das pessoas ainda encarar a internet como um meio de se comunicar com amigos, simplesmente. “Muitas vezes a inclusão digital chega ao jovem antes da inclusão educacional”, completa Pedro Loureiro.

Todos os meios de comunicação ganham mais espaço com a internet, e não há uma perspectiva de que ela venha a substituir uma ou outra mídia. A TV não deixará de ser o meio mais popular de divulgação de conteúdo, mesmo com a emergência da web. A profª Luciana Miranda é categórica: “há uma convivência dos meios e demorará algumas gerações até que isso acabe, se acabar”. 

A próxima edição da Muvuquinha acontecerá na próxima quinta (28), na Livraria Saraiva do Boulevard Shopping (Doca), às 19hs. A Muvuca na Cumbuca, Semana de Comunicação da UFPA, será realizada entre os dias 11 e 14 de maio, no Campus Básico do Guamá (Av. Perimetral). Mais informações no site HTTP://muvuca.ufpa.br .

3 comentários:

  1. Ae Família Restart, ops, Comunicação. rsrs

    Parabéns pela ótima cobertura que vocês estão fazendo da Muvuca. Os textos de vocês estão ótimos! Continuem assim.

    s2 para os íntimos! rsrs

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  2. Parabéns ai, gente!

    Lembro que quando eu entrei na ufpa minha turma tentou fazer um blog e não rolou, por milhões de motivos e tal...
    Legal que tá funcionando com vocês. Fico torcendo pra que continuem.

    Abraços!

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  3. Tá muito legal a postagem. Conseguiram explanar muito bem essa edição da Muvuquinha. :)

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